RELATÓRIOS FINANCEIROS PARA QUE SERVEM?
RELATÓRIOS FINANCEIROS SÃO FERRAMENTAS FUNDAMENTAIS PARA A TOMADA DE DECISÃO NAS EMPRESAS. EXISTEM INÚMEROS TIPOS DE RELATÓRIOS QUE VÃO AUXILIAR A GESTÃO DO NEGÓCIO.
DEVE SER LEVADO EM CONSIDERAÇÃO PARA A GERAÇÃO DE UM RELATÓRIO FINANCEIRO O INDICADOR QUE SERÁ ANALISADO E AS MÉTRICAS ENVOLVIDAS. A PARTIR DISSO, VOCÊ PODERÁ GERAR O SEU RELATÓRIO FINANCEIRO, QUE SERÁ O REGISTRO DESSAS INFORMAÇÕES.
PORTANTO, TENHA SEMPRE EM MENTE QUE, PARA GERAR RELATÓRIOS FINANCEIROS, É NECESSÁRIO TER OS REGISTROS DAS ATIVIDADES E TRANSAÇÕES DO SEU NEGÓCIO. OS REGISTROS DE ENTRADA E SAÍDA DE RECURSOS, OU SEJA, O CONTROLE DO CONTAS A PAGAR E A RECEBER, DEVIDAMENTE LANÇADOS NA CLASSIFICAÇÃO FINANCEIRA CORRETA DO PLANO DE CONTAS DA EMPRESA.
EM SUMA, O TRABALHO DO BPO FINANCEIRO É OPERACIONALIZAR A ROTINA DO SETOR FINANCEIRO DE FORMA A FORNECER COM PRECISÃO E VERACIDADE OS DADOS PARA OS DIVERSOS RELATÓRIOS FINANCEIROS.
ALGUNS EXEMPLOS DE RELATÓRIOS:
*RELATÓRIO DE FLUXO DE CAIXA:
É O RESUMO FINANCEIRO DE TODAS AS ENTRADAS E SAÍDAS DE CAPITAIS DA EMPRESA.NESTE RELATÓRIO VOCÊ PODE TER UMA VISÃO DIÁRIA, SEMANAL OU MENSAL, E AVALIAR SE O RECEBIMENTO POR VENDAS SERÁ SUFICIENTE PARA COBRIR GASTOS ASSUMIDOS E PREVISTOS; ANTECIPAR DECISÕES QUANTO À FALTA OU À SOBRA DE DINHEIRO.
*DEMONSTRATIVO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO-DRE:
O OBJETIVO DELE É DEMONSTRAR OS RESULTADOS DE UM DETERMINADO PERÍODO, SE A EMPRESA ESTÁ GERANDO LUCRO OU PREJUÍZO. DIFERENTEMENTE DO FLUXO DE CAIXA, QUE É UM RELATÓRIO ESSENCIAL PARA A VISÃO RÁPIDA DA SITUAÇÃO FINANCEIRA, O DRE É UTILIZADO AO FINAL DE PERÍODO UM POUCO MAIOR, COMO FORMA DE REGISTRAR OS RESULTADOS DE UM SEMESTRE OU ANO, POR EXEMPLO.
*PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO:
PERMITE A COMPARAÇÃO DE RESULTADOS ENTRE PERÍODOS. ELE DEFINE-SE EM PLANEJAR AS DESPESAS, RECEITAS, INVESTIMENTOS E CUSTOS QUE A EMPRESA TERÁ NO FUTURO.A PARTIR DOS DADOS COLETADOS E ANALISADOS, A GESTÃO TERÁ A POSSIBILIDADE DE PLANEJAR O ORÇAMENTO DISPONÍVEL PARA GASTOS E INVESTIMENTOS FUTUROS.
*RELATÓRIO DE CONTAS A PAGAR E A RECEBER:
É IMPORTANTE TER UM RELATÓRIO ORGANIZADO COM TODAS AS CONTAS A PAGAR E A RECEBER. DESSA FORMA, É POSSÍVEL SABER O QUE DEVE SER PAGO EM UM DETERMINADO PERÍODO, E OS VALORES QUE JÁ ESTÃO PREVISTOS PARA ENTRAR NO CAIXA, COMO EXEMPLO AS COMPRAS PARCELADAS PELOS CLIENTES.
*BALANÇO PATRIMONIAL:
NESTE RELATÓRIO, CONSIDERA-SE OS ATIVOS (BENS + DIREITOS), PASSIVOS (OBRIGAÇÕES COM TERCEIROS) E PATRIMÔNIO LÍQUIDO (OBRIGAÇÕES COM A PRÓPRIA EMPRESA) DO NEGÓCIO. REALIZADO JUNTO COM A DRE, SÃO RELATÓRIOS CONTÁBEIS ESSENCIAIS PARA AVALIAR A VIABILIDADE ECONÔMICA DA EMPRESA, ANALISAR OS RESULTADOS DURANTE DETERMINADO PERÍODO, E EMBASAR DECISÕES ESTRATÉGICAS.